26/11/2014
Por Danilo Evaristo em Notas

Antônio Jácome destaca campanha Novembro Dourado

ss

A necessidade do diagnóstico precoce nos casos de câncer infantil e a campanha Novembro Dourado foram abordados no plenário da Assembleia Legislativa do RN pelo deputado estadual Antônio Jácome (PMN). “O poder público precisa dar muito mais atenção para instituições como o Hospital infantil Varela Santiago, Casa de Apoio as Crianças com Câncer e outras, para que não fiquem sem amparo. Que não passem pelo risco de fechar, como constantemente vemos nos jornais”, alertou.

Segundo dados apresentados pelo parlamentar a taxa de sobrevida das crianças portadoras de câncer pode chegar a 80% quando a doença é detectada precocemente. Mesmo assim, no Brasil, o câncer representa a primeira causa de morte por doença entre as crianças e adolescentes de um a 19 anos. As neoplasias malignas mais frequentes em crianças são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central e os linfomas.

Os tumores malignos na criança tendem a apresentar menores períodos de latência, crescem quase sempre rapidamente, são geralmente invasivos e respondem melhor à quimioterapia. Diferentemente do câncer do adulto, na criança as neoplasias geralmente afetam as células do sistema sangüíneo e os tecidos de sustentação, enquanto que no adulto compromete as células do epitélio, que recobre os diferentes órgãos.


Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros