14/09/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Cartilha orienta preparo de alimentação saudável

Marcone Maffezzolli de ASCOM CCS

Orientar sobre o preparo de uma alimentação nutritiva e saborosa para crianças e adolescentes e também promover a saúde e a integração familiar. Pensando em unir essas duas ações de maneira lúdica, produtiva e saudável, foi elaborada a Cartilha de Dicas e Receitas Teen-Nutri. A publicação está disponível em formato digital, o que facilita o acesso, a consulta e o compartilhamento, e pode ser baixada neste link.

O material foi produzido pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Departamento de Nutrição (DNUT). A cartilha resulta das atividades do projeto de extensão Assistência Nutricional Materno-Infantil (AMINutri) que reúne professores do DNUT, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) e alunos da graduação e pós-graduação em Nutrição/UFRN.

A cartilha apresenta informações nutricionais e orienta sobre como preparar refeições nutritivas e funcionais que podem ser realizadas por crianças e adolescentes, com seus pais, avós ou outro adulto. Entre as sugestões, encontramos receitas sem glúten, lowcarb e veganas. O material tem 53 páginas, foi elaborado em linguagem simples e mostra fotos para ilustrar cada preparo.

Como explica a professora Juliana Fernandes (DNUT), uma das organizadoras da publicação, em cada receita são incluídas dicas nutricionais, são apresentadas os nutrientes que contém aquele preparo e os benefícios para pele, ganho de massa muscular etc. A cartilha segue orientações do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria.

“Nosso grupo de trabalho já havia lançado em março desse ano uma cartilha com receitas nutritivas para crianças, buscando estimular uma rotina divertida e saudável durante esse período de isolamento social. E diariamente divulgamos pelo instagram do AMINutri orientações para gestantes, lactantes e bebês. Agora, com essa cartilha Teen-Nutri, queremos ampliar nossa atuação, levando informação nutricional também para o público adolescente”, conclui.


Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros