23/09/2019
Por Danilo Evaristo em Currais Novos

Programa de silagem atende a mais de 100 famílias da zona rural de Currais Novos

Mais de cem famílias de pequenos agricultores do município de Currais Novos estão sendo beneficiados com o Programa de Silagem, desenvolvido pela secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

A silagem é um dos principais alimentos dos animais em épocas de seca, ou seja, de poucas pastagens e é destinado à alimentação dos animais, especialmente do gado leiteiro.

Ediédson Medeiros, agricultor que reside na comunidade Namorados disse que a ajuda veio no momento certo. “Se não fosse essa ajuda da prefeitura na produção desse silo, eu não sei como ia fazer. O custo para manter nosso gado, ficaria muito alto e eu teria que vender minhas vaquinhas. Mas agora dá para passar o ano”, disse o agricultor.

O trabalho da prefeitura consiste em oferecer auxílio com horas de máquinas de trator e ensiladeira, para fabricação de forragem verde, feita a partir da trituração de milho ou sorgo. Depois de cortada, com a ajuda dos próprios agricultores, a silagem é armazenada em silos, onde passa por um processo de fermentação.

Para o prefeito Odon Júnior, a ajuda da prefeitura têm sido de suma importância, principalmente para os pequenos produtores. “A produção de silagem é uma ação de grande importância do município, pois beneficia os pequenos agricultores que não possuem as máquinas necessárias para a produção dessa ração essencial para a alimentação dos animais”, frisa Odon.


Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros