15/05/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Semana da Adoção: vídeo busca conscientizar pessoas sobre preconceitos na definição de perfis

A Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça do RN, lançou o vídeo institucional para promover a 5ª Semana Estadual da Adoção, que acontecerá de 19 a 25 de maio. O vídeo busca conscientizar as pessoas de que não pode haver preconceitos ou restrições quanto se trata de adoção.

Segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), existem 512 pessoas no Rio Grande do Norte que pretendem adotar. De outro lado, existem 53 crianças ou adolescentes esperando por uma família. Apesar da diferença de 866% entre o número de pretendentes e de adotandos, os números revelam uma realidade cruel para essas crianças e adolescentes: as restrições que as deixam fora do perfil esperado pelos pretendentes.

O Cadastro Nacional de Adoção aponta que 366 pretendentes não aceitam adotar irmãos – enquanto isso, existem 38 irmãos à espera de adoção.

Onze crianças ou adolescentes no CNA possuem algum problema de saúde, mas 367 pretendentes definiram que somente aceitam adotar crianças sem doenças.

Cinquenta crianças ou adolescentes no CNA têm entre 8 e 17 anos de idade. Mas somente 33 pretendentes aceitam adotar pessoas com esse perfil.

Em torno do tema “Olha pra Mim”, a cada edição, a Semana Estadual da Adoção busca incentivar as adoções inter-raciais, de grupos de irmãos, de portadores de necessidades especiais, além das adoções consideradas tardias, em que o adotando tem mais de cinco anos de idade.

O vídeo de 30 segundos foi produzido pela Secretaria de Comunicação Social do TJRN e já está sendo veiculado em emissoras de TV parceiras da iniciativa.

Atividades

Durante a 5ª Semana serão realizadas atividades em diversas comarcas do Rio Grande do Norte com o intuito de difundir o instituto da adoção, convocando a sociedade para conhecer e debater sobre a temática. Veja AQUI a programação completa.


Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros